terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CONCURSO DE BANDA DESENHADA




UMA AVENTURA … NA NOVA “SOARES DOS REIS”

E depois de muito matutar, de virarmos e revirarmos todos os “Harry Potter” deste mundo, de vasculharmos os generosos baús da memória colectiva, de nos apressarmos a consultar os sempre atentos calendários das efemérides cá “da aldeia” e de lá “da estranja”, saiu isto:

A União Europeia estabeleceu o ano de 2009, que agora se inicia, como o “Ano Europeu da Inovação e da Criatividade”, orientado pela conjugação de três verbos – Imaginar, Criar e Inovar.

Estamos a estrear uma escola nova: a EASR, a Escola Artística Soares dos Reis, saiu do seu velhinho edifício da Rua Firmeza e veio habitar um edifício feito “de raiz”, com linhas de modernidade, com trajectórias de luminosidade, com recantos de conforto e muitos, muitos apelos aos nossos sentidos. Para nos fazer voar nas asas de mil desejos que é o mesmo que dizer “apaixonarmo-nos”. Em múltiplos universos de Sentido.

Nós, alunos de artes, que para cá vimos todos os dias, de perto ou de longe, da cidade ou das redondezas mais e quase-menos rurais, percorrendo caminhos muito diversos e guiados por estrelas visíveis ou invisíveis de “Reis Magos”, somos chamados a participar num projecto educativo que nos anima e apaixona. Por forma a integrá-lo, de modo gradual e contínuo, na nossa vida presente e futura. Para dar um pouco mais de beleza a nós e ao mundo. Porque é a beleza que salva o mundo, disse-o uma vez F. Dostoiévski. Mas já sabemos como esta causa/cousa das artes dá trabalho. E exige o domínio de técnicas, de construção de ideias, de paciência, tenacidade, teimosia, ousadia, calos nas mãozinhas. E muito mais que aquilo que dantes se pensava: o célebre “jeitinho”. Para esse peditório o Prof. Fundo não dá, diz ele! Nem nenhum de nós. É que ninguém nasce ensinado. Assim sendo, vamos lá ensaiar, explorar, procurar, mexer, dispor, curtir…

Ora aqui estão os ingredientes com que se pode fazer muita história, ou “estória”, ou BD-‘stória. Imaginemos a nova “Soares” um castelo. Onde se guardam muitos sonhos. Ou matéria-prima para eles. Porque foi W. Shakespeare quem disse no seu Hamlet que “nós somos feitos da mesma matéria dos nossos sonhos”.

Pedimos-te que imagines e construas uma pequena história/estória em BANDA DESENHADA (para o concurso Anual) cuja acção deverá ocorrer em zonas identificáveis do nosso novo espaço escolar e que, de alguma forma, concretizem a exploração pessoal e individual deste território que nos é comum e dentro do qual nos procuramos acomodar. Com alegria, conforto e promessa de realização.

Nota: Consulta o regulamento de concurso ao FUNDO DESTA PÁGINA

Janeiro.2009 - JM

Sem comentários:

Enviar um comentário