quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Miguel Januário

Miguel Januário é um designer licenciado em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Trabalha essencialmente em Design, Ilustração e Graffiti, mas também desenvolve projectos nas áreas de Web design, Vídeo, Animação, Pintura e Desenho, tendo produzido um leque de excelentes trabalhos, muitos deles referenciados em vários departamentos comunicativos.

Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis, no curso de Artes Gráficas, onde paralelamente começou a realizar trabalhos. Terminado o secundário, entra no curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes. Foi na faculdade que realizou o seu conceituado projecto do ± , um projecto que visava criar um símbolo que não representa-se nada na sua criação, que se vendesse a si próprio, esperando o confronto do anonimato. Frequentou também um curso em Lisboa de Cinema 4D.

Em 2001, surge os Maus Hábitos (durante o Porto 2001) assumindo-se como um espaço único e alternativo no país promovendo uma intervenção cultural para dar voz e espaço á cultura alternativa. Mas é em 2004, aliando o trabalho ao estudo académico, que Miguel Januário entra para os Maus Hábitos, onde 2 anos mais tarde passa para a frente da parte cultural e artística do espaço. A passagem pelos Maus Hábitos permitiu-lhe conhecer e relacionar-se com pessoas ligadas às Artes. Isso reflectiu-se então em novas oportunidades para o designer em expressar o seu talento, conseguindo arranjar um espaço para trabalhar como freelancer.
Paralelamente á sua formação, Miguel faz grafitti á dez anos, onde essa paixão revelou-se desde sempre na sua admiração pela rua. Participou, organizou workshops e eventos sem contar com os seus trabalhos pessoais.Com o grafitti e a exploração de novas formas, o designer portuense pretende aliar o design ao grafitti, criando assim, uma única concepção de trabalho. A ausência de estilo em particular, permite versatilidade a Miguel Januário, o que leva a trabalhos muito variados.
Como freelancer já realizou imensos trabalhos, como a realização de videoclips e anúncios, com o videoclip “Sala 101” da Banda portuense de hip-hop Dealema, “Bairro” do rapper Ex-peão (o videoclip venceu o Prémio Musical do Festival Tom de Vídeo 2007), o videoclip “ you should never leave me” dos Slimmy e ainda o anúncio da Optimus Blitz Aprova. O designer é ainda activista da WESC., e agenciado pela “who.pt”.
A versatilidade deste artista espanta-nos tanto pelo carácter técnico como estético, trazendo sempre novidade á comunidade designer nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário