quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

MAUS HÁBITOS

Podemos começar pelo nome - Maus Hábitos porque a intervenção cultural, para ser socialmente expressiva e fecunda, para que não se esgote na dimensão do meramente decorativo, não pode ser "bem comportada". Deve ser inovadora, subversiva, transgressora. Por isso chamam-se Maus Hábitos, um projectopara quem nenhum horizonte é o ultimo.
Não é uma galeria convencional, mas dispõe de espaços apropriados para receber exposições. Não tem um palco de estilo italiano, mas oferece condições para acolher peças de teatro e concertos. Não é uma escola no sentido tradicional, mas desenvolve um programa de formação em diversas áreas da criacção artística, organizando oficinas.
O projecto Maus Hábitos, instalado num amplo 4ºandar de um velho prédio da desertificada baixa do Porto, caracteriza-se sobretudo pelo seu carácter interdisciplinar. O cruzamento de linguagens que se respira no Maus Hábitos encontra explicação na circunstância de, na sua origem, se encontrarem pessoas com formações e experiências muito diversas, que sentiam falta de um espaço de liberdade de criacção e fruição cultural, e que pertenderam colmatar essa lacuna fundando um projecto que lhes servisse e estivesse ao serviço dos outros.
Desde a inauguração dos Maus Hábitos produziram e mostraram produções de outros. Trouxemos pessoas á deserta baixa do Porto. Fizemos formação de novos públicos através das exposições e espectáculos apresentados. E promovemos o debate. Nascido no Contexto da iniciativa Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, em parceria com Roterdão, o projecto Maus Hábitos pretende contribuir para que perdure e renove a curiosidade então desperta no público geral, e acredita que é possivel alimentar essa energia e não desperdiçar a intensidade de vida espiritual e cultural de que o Porto descobriu ser capaz aquando esse acontecimento exceptional. Queremos contribuir para que o exceptional desse passado recente se torne o habitual do presente e do futuro da vida cultural da cidade. Para o que será da maior importância o estabelecimento de laços solidos com parceiros estrangeiros, como temos vindo a fazer, nomeadamente com Roterdão (projecto MORGEN), Barcelona (Feira NEW ART) ou Hannover (projecto TRANS_HABITOS).
No seu quinto ano de vida, o projecto Maus Hábitos amadureceu, vem afinando o rumo e, sobretudo, abriu-se ao mundo,internacionalizou-se. O nosso espaço é hoje o ponto de encontro regular de gente de muitas nacionalidades e áreas de actividade. Na área da globalização, colhemos, e oferecemos, o que tem de melhor: a circulação cada vez mais fácil das pessoas e das ideias, com o que traz de aproximação, descoberta da semelhança na diferença, exercício de convivência fraterna, tolerante e livre entre iguais de condição, para além e aquém das diferenças de circunstância.


WWW.MAUSHABITOS.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário